Catarata

A Catarata é uma opacificação do cristalino que se situa imediatamente atrás da íris e funciona como uma das lentes do sistema óptico do olho. É um fenômeno natural que ocorre com a idade e nem sempre significa uma redução da visão, principalmente quando a opacificação esta fora do eixo visual.

As causas da catarata são múltiplas. Fatores genéticos, doenças oculares, diabete, trauma, uso de medicamentos por tempo prolongado como cortisona, exposição prolongada aos raios ultra violeta do sol, fumo e outros fatores.

O diagnostico de catarata é feito durante o exame oftalmológico e o paciente geralmente se queixa de diminuição da visão durante o dia, com sol forte, porque a luz bate nas opacidades do cristalino e provoca difração, como num vidro quebrado. Quando a catarata esta muito avançada a opacidade é visível e a pupila deixa de ser preta e passa a ser acinzentada ou branca.

Em alguns casos a catarata se desenvolve muito lentamente como nas cataratas familiares ou por exposição ao raios solares. Existem famílias que tem uma tendência de apresentar catarata mais precocemente juntamente com o aparecimento precoce de cabelos brancos.

A catarata se origina do mesmo tecido embrionário que a pele. Outras vezes o surgimento é rápido, como em doenças oculares ou por trauma.

Contatos

R. Cap. Souza Franco, 95 - Batel, Curitiba - PR, 80730-420
(41) 3015-6222
(41) 3233-0222

Envie uma mensagem

Cadastre-se

Cadastre seu email e receba nossa newsletter