Deslocamento de Retina

O descolamento de retina ├® a separa├º├úo da retina da parte subjacente que a sustenta. A malha de nervos que constitui a parte sens├¡vel ├á luz da retina forma uma pel├¡cula delgada aderida firmemente ao tecido de sustenta├º├úo subjacente. Quando essas duas camadas se separam, a retina n├úo pode funcionar e, a menos que sejam reunidas, a les├úo da retina pode ser permanente. O descolamento de retina pode come├ºar em uma pequena ├írea, mas, quando n├úo tratado, pode ocorrer descolamento de toda a retina. Em uma forma de descolamento de retina, a retina rompe.

Normalmente, esta forma ocorre em indivíduos míopes ou que foram submetidos a uma cirurgia de catarata ou que sofreram uma lesão ocular. Em uma outra forma de descolamento de retina, a retina não sofre laceração mas separase do tecido subjacente. A retina separa-se quando o movimento do líquido do interior do olho a traciona ou quando o líquido acumulado entre a retina e o tecido subjacente provoca a separação, descolando a retina.

O descolamento de retina ├® indolor, mas pode criar imagens de formas irregulares flutuantes ou raios luminosos e pode tornar a vis├úo borrada. A perda da vis├úo come├ºa em uma parte do campo visual e ├á medida que o descolamento progride, ela aumenta. Quando a ├írea macular da retina sofre descolamento, a vis├úo deteriora rapidamente e tudo torna-se borrado. O oftalmologista examina a retina com o aux├¡lio de um oftalmosc├│pio (um instrumento utilizado para examinar o interior do olho). Normalmente, ele consegue observar o descolamento. Quando o descolamento n├úo ├® vis├¡vel, a ultra-sonografia pode revel├í-lo.

Tratamentos

Qualquer indiv├¡duo que apresente uma perda de vis├úo s├║bita deve consultar um oftalmologista imediatamente. Para decidir se deve usar a terapia com laser ou por congelamento ou a cirurgia, o m├®dico leva em considera├º├úo o tipo de descolamento de retina e a sua causa. Quando a m├ícula permanece aderida, o progn├│stico ├® excelente. Quando a retina ├® colada em 48 horas, o progn├│stico ├® bom. Entretanto, quando a retina permanece descolada por mais tempo ou se tiver ocorrido sangramento ou forma├º├úo de cicatriz, o progn├│stico ├® ruim.

Contatos

R. Cap. Souza Franco, 95 - Batel, Curitiba - PR, 80730-420
(41) 3015-6222
(41) 3233-0222

Envie uma mensagem

Cadastre-se

Cadastre seu email e receba nossa newsletter