Fecha Menu
Agende sua consulta online







    A consulta será confirmada por telefone, sujeita a disponibilidade de data e horário de acordo com a agenda do profissional.

    Exames Oftalmológicos

    O olho humano é formado por várias estruturas diferentes; por dois segmentos bem divididos (anterior e posterior).

    O olho humano pode apresentar várias doenças primárias e também secundárias (originárias de doenças que não se originam no olho).

    Por conta desses detalhes, do olho ter várias estruturas e poder apresentar várias doenças, é tão importante termos ao nosso alcance os diferentes exames oftalmológicos.

    Exames Oftalmológicos

    Avalia o potencial de visão do paciente. Ajuda a estabelecer o prognóstico visual de pacientes que devem se submeter a cirurgias de catarata, transplante de córnea e vitrectomia.

    Indicado quando o paciente não atinge boa visão após exame de refração e prescrição do grau indicado.

    No pré-operatório de cirurgia de catarata o exame normalmente é solicitado para comparar a acuidade visual do paciente antes e depois da cirurgia.

    A Angiofluoresceinografia é um exame que permite estudar a retina e os seus vasos identificando as alterações que danificam os vasos retinianos e em consequência o tecido retiniano.

    A avaliação das vias lacrimais mostra a integridade das vias lacrimais.

    As vias lacrimais levam as lagrimas do olho até o nariz.

    Você já percebeu o gosto de um colírio que pingou nos seus olhos? Se sim, significa que suas vias lacrimais estão íntegras e levando a sua lágrima do olho até o nariz onde se conecta com a garganta.

    Além da integridade das vias lacrimais pode-se também avaliar a qualidade e a quantidade da lágrima existente na superfície dos olhos.

    A Biometria Ultrassônica é o exame que calcula o diâmetro ântero-posterior do olho, ou seja, o tamanho efetivo do olho.

    É através da Biometria Ultrassônica que calcula-se o grau da lente intra-ocular que será posicionada dentro do olho em uma cirurgia de catarata.

    A biomicroscopia de fundo é um exame que é realizado dentro do consultório, durante a consulta oftalmológica e que permite avaliar as estruturas mais nobres do fundo do olho (nervo óptico e mácula) sem a necessidade de realizar dilatação da pupila.

    Através desse exame, pode-se identificar alterações importantes, nessas estruturas nobres, que podem afetar a visão de forma importante.

    O exame de Campimetria Visual Computadorizada avalia a percepção do campo visual.

    Quando olhamos fixo para algum objeto, mesmo sem retirar os olhos desse objeto, conseguimos observar muito do ambiente que está envolta mesmo sem detalhes. Isso é a percepção do campo visual.

    As alterações da Campimetria Visual Computadorizada podem demonstrar Glaucoma, alterações neurológicas ou outras alterações oftalmológicas.

    A Capsulotomia Posterior feita por Yag Laser é um procedimento que permite realizar a limpeza da fina cápsula que fica atrás da lente intra-ocular.

    Após a cirurgia de catarata pode ocorrer a opacificação da fina cápsula que fica atrás da lente intra-ocular e isso pode voltar a embaçar a visão imitando uma nova catarata.

    A Capsulotomia Posterior realizada pelo Yag Laser é uma limpeza feita nessa cápsula através de laser.

    O procedimento é feito no consultório e recuperação da visão é muito rápida.

    A Ceratoscopia Computadorizada é um exame que avalia a superfície da córnea buscando identificar irregularidades corneanas não patológicas como o astigmatismo e também patológicas como o Ceratocone.

    Através desse exame conseguimos estudar a estrutura da córnea quando queremos adaptar lente de contato. É como se a lente de contato fosse uma alfaiataria e a ceratoscopia fosse o conjunto de medidas que permite que a alfaiataria (lente de contato) caia perfeitamente no olho.

    A curva tensional diária permite avaliar o comportamento da pressão intra-ocular: sua flutuação, sua medida mínima e sua medida máxima.

    Esse exame auxilia no diagnóstico do Glaucoma e também no acompanhamento do tratamento clínico do Glaucoma.

    A Estereofoto de papila permite registrar detalhes da cabeça do nervo óptico e assim estudar casos suspeitos de Glaucoma e acompanhar casos de Glaucoma em tratamento.

    A medida da Pressão Intra-Ocular permite monitora o principal fator de risco para o Glaucoma.

    A sigla OCT significa Tomografia de Coerência Óptica.

    O exame de OCT, apesar de ser um tipo de tomografia, é um exame realizado no consultório, não exige o uso de contraste, mas exige a dilatação da pupila, ou seja, é necessário estar acompanhado para realizar esse exame.

    O OCT, quando avalia as estruturas afetadas pela doença do Glaucoma, é chamado de OCT para Glaucoma.

    As estruturas afetadas pelo Glaucoma e que podem ser avaliadas pelo OCT são a cabeça do nervo óptico com suas dimensões; as células ganglionares que estão na mácula; as fibras emitidas pelo nervo óptico em direção à retina (fibras neuro-retinianas que ficam em torno da cabeça do nervo óptico).

    Todas essas informações fornecidas pela avaliação do OCT dão a oportunidade ao especialista de esclarecer se há ou não a presença da doença no nervo óptico e também dão ao especialista a capacidade de acompanhar a doença que já existe com maior precisão.

    Se você tem mais de 40 anos, se possui algum familiar com Glaucoma ou se tem pressão ocular acima de 20mmHg venha fazer o seu OCT para Glaucoma.

    Tomografia do olho é um exame não invasivo, sem contraste, rápido e muito eficaz para diagnósticos de doenças da retina como a retinopatia da diabetes, da hipertensão arterial, nas doenças de oclusão de vasos da retina, além das doenças na retina por toxicidade de medicamentos como a hidroxicloroquina, também ajuda a diagnosticar e tratar problemas de degeneração na retina que podem levar a redução da visão como a Doença Macular Relacionada à Idade, que ocorre mais em pacientes acima dos 60 anos e descendentes de Europeus. A tomografia dos olhos também é utilizada para o diagnóstico precoce e acompanhamento do Glaucoma. Um exame, uma ferramenta moderna que mudou o tratamento e desfecho das doenças dos olhos.

    Agende sua consulta online







      A consulta será confirmada por telefone, sujeita a disponibilidade de data e horário de acordo com a agenda do profissional.

      Criação de Sites em Curitiba
      Botão WhatsApp